Definição – o que significa infraestrutura hiperconvergente?
Uma infraestrutura hiperconvergente é um modelo de infraestrutura que utiliza uma arquitetura centrada em software e possui uma forte integração com os recursos de hardware e software de armazenamento, rede, computação e virtualização. Uma infraestrutura hiperconvergente permite o gerenciamento de todos os recursos integrados a partir de um único conjunto de ferramentas comum. Uma infraestrutura hiperconvergente é uma melhoria em relação a uma infraestrutura convergente, onde o fornecedor fornece um pacote pré-configurado de software e hardware como uma única unidade. Esse tipo de infraestrutura reduz a complexidade e ajuda a simplificar o gerenciamento de recursos.
Uma infraestrutura hiperconvergente também é conhecida como hiperconvergência.
Definirtec explica a infraestrutura hiperconvergente
Uma infraestrutura hiperconvergente é aquela em que todos os componentes estão totalmente integrados, de forma que não podem ser divididos em componentes separados. Portanto, é efetivamente usado no gerenciamento de cargas de trabalho virtuais. É um ambiente semelhante a uma nuvem, onde os recursos podem ser escalados sem comprometer o desempenho, a confiabilidade e a disponibilidade. Alguns dos benefícios de usar uma infraestrutura hiperconvergente são:
- Elasticidade – fornece melhor escalabilidade.
- Centricidade em VM – um desenvolvimento ou carga de trabalho com foco em máquina virtual recebe mais importância.
- Proteção de dados – a perda de dados é reduzida e a recuperação de dados mais fácil.
- Mobilidade VM – A mobilidade de aplicativos e cargas de trabalho é facilitada.
- Alta disponibilidade
- Eficiência de dados – reduz os requisitos de armazenamento, largura de banda e IOPS.
- Eficiência de custos – reduz o desperdício de recursos e aumenta a eficácia de custos.
Os sistemas de convergência podem ser considerados um avanço em relação à infraestrutura de TI tradicional. A convergência pode ocorrer em vários níveis. A convergência mais básica pode ser uma integração de unidades de armazenamento individuais, produtos de computação e comutação de rede.
Uma infraestrutura hiperconvergente visa eliminar silos organizacionais e gerenciar melhor as cargas de trabalho virtuais.