Definição – o que significa infraestrutura como serviço (IaaS)?
Infraestrutura como serviço (IaaS) é a prática de fornecer uma pilha de computação completa – incluindo servidores, armazenamento, rede e software operacional – como uma construção virtualizada abstrata.
Como outras ofertas baseadas em serviços (software como serviço, plataforma como serviço), a IaaS permite que os usuários consumam apenas o que precisam, enquanto transferem tarefas de gerenciamento complexas e caras para seus fornecedores.
A infraestrutura como serviço (IaaS) também é conhecida como hardware como serviço (HaaS).
Definirtec explica Infraestrutura como serviço (IaaS)
A IaaS cresceu a partir de uma conversão mais ampla de data centers tradicionais orientados a hardware para infraestrutura virtualizada e baseada em nuvem. Ao remover a relação fixa entre hardware e software operacional e middleware, as organizações descobriram que podiam dimensionar ambientes de dados de forma rápida e fácil para atender às demandas de carga de trabalho.
A partir daí, foi apenas um pequeno passo começar a comprar infraestrutura em um modelo de serviço para cortar custos e fornecer o tipo de flexibilidade necessária para acomodar a crescente demanda por serviços digitais.
Os principais participantes do setor de IaaS incluem Microsoft Azure e AWS. Embora o modelo de consumo típico para IaaS seja adquirir serviços de um provedor terceirizado, muitas grandes empresas estão adaptando-o para suas próprias nuvens privadas internas. Afinal, o IaaS é construído em pools virtuais de recursos que, idealmente, são divididos sob demanda e, em seguida, devolvidos ao pool quando não são mais necessários.
Em vez de fornecer recursos de servidor, armazenamento e rede discretos dessa forma, os modelos IaaS internos os fornecem de maneira integrada para evitar gargalos e conflitos.
Dessa forma, a empresa é capaz de otimizar sua infraestrutura de hardware real e, ao mesmo tempo, fornecer os recursos necessários para atender ao modelo de negócios.
Cinco benefícios de IaaS
Maior confiabilidade
O modelo de serviço sob demanda facilita a migração de cargas de trabalho de uma instância de IaaS para outra, garantindo que os recursos estejam sempre disponíveis quando você precisar deles;
Maior Segurança
Os provedores de IaaS mantêm posturas de segurança de última geração como elementos centrais de seus modelos de negócios;
Escalabilidade
Uma das maiores vantagens do IaaS é a capacidade de escalar recursos de computação dinamicamente, de acordo com a necessidade atual.
Suporte DevOps
As equipes de teste, desenvolvimento e operações ganham acesso imediato à infraestrutura para acelerar bastante as operações de desenvolvimento e suporte;
Foco de negócios
Ao remover a TI como um centro de custo na empresa, as organizações podem dedicar mais tempo e energia aos seus principais modelos de negócios.
Assim como a infraestrutura vem em muitas formas e atende a muitas funções diferentes, o IaaS também. Um ambiente de propósito geral que suporta cargas de trabalho de produção e operações de back-office será otimizado para suporte de aplicativos ao vivo, acesso rápido e bancos de dados ativos.
No entanto, algumas implementações são criadas para replicação e recuperação de desastres. Nesses casos, o suporte para as principais soluções de recuperação de sites é fundamental. Outros serviços atendem a cargas de trabalho de teste e desenvolvimento, enfatizando uma estrutura de baixo custo e pagamento por uso.
Embora o IaaS geralmente forneça um modelo de preços melhor do que a infraestrutura interna, os custos podem se tornar incontroláveis à medida que a escala aumenta. Por esse motivo, muitas organizações utilizam IaaS de terceiros para cargas de trabalho especializadas e temporárias ao desenvolver sua própria infraestrutura de nuvem conforme seus requisitos de dados aumentam.
Da mesma forma, as start-ups costumam considerar o IaaS uma maneira barata e fácil de lançar seus negócios e, em seguida, converter para nuvens privadas – geralmente construídas em infraestrutura modular e combinável – para suas cargas de trabalho mais críticas.