Definição – o que significa infraestrutura virtual?
Uma infraestrutura virtual é uma infraestrutura de TI baseada em software hospedada em outra infraestrutura física e destinada a ser distribuída como um serviço, como no modelo de entrega de infraestrutura como serviço (IaaS) da computação em nuvem. Ele fornece às organizações, especialmente às menores que não podem pagar para construir sua própria infraestrutura física, acesso a tecnologia de nível empresarial, como servidores e aplicativos. A distribuição geralmente é feita por meio da nuvem, ou seja, por meio de grandes redes, como a Internet.
Definirtec explica a infraestrutura virtual
O objetivo principal de uma infraestrutura virtual é levar tecnologia de nível empresarial para organizações que não podem pagar o grande capital necessário para pagar pelo hardware, licenças de software, configuração e manutenção contínua de uma infraestrutura real de data center. A tecnologia envolve virtualização, que é a utilização de recursos do servidor físico para hospedar servidores lógicos ou virtuais e hardware de rede a fim de otimizar recursos e reduzir os custos hospedando vários servidores virtuais em um único servidor host.
A ideia é que nenhum servidor seja realmente tributado o suficiente a ponto de seus limites de recursos serem atingidos, então seria mais prudente fazer uso desses recursos executando vários servidores lógicos que, juntos, podem fazer uso da capacidade real do hospedeiro. Essa abordagem enxuta permite compartilhar e distribuir recursos, o que, por sua vez, promove flexibilidade, escalabilidade e menor custo total de propriedade.
Benefícios de uma infraestrutura virtual:
- Escalável – permite o provisionamento de tantos ou poucos servidores lógicos conforme necessário e os usuários pagam apenas pelo que usam.
- Flexível – permite várias configurações de servidor e rede em comparação a uma infraestrutura física com fio, que requer mais capital e esforço para mudar.
- Seguro – permite que mais segurança seja colocada em cima de qualquer segurança já presente na infraestrutura virtual, porque todo o tráfego para a infraestrutura virtual passa pela infraestrutura física real.
- Balanceamento de carga – permite que servidores baseados em software compartilhem cargas de trabalho facilmente e as distribuam de maneira adequada, de forma que nenhum servidor lógico seja mais sobrecarregado do que os outros.
- Backup e recuperação – Promove backups mais fáceis porque tudo pode ser salvo em algum lugar, permitindo uma recuperação rápida em outros hosts se alguns hosts estiverem inativos. Isso é quase impossível com servidores físicos, que precisam ser reativados antes que os serviços possam ser retomados.