Definição – o que significa indução eletromagnética?
O princípio da indução eletromagnética é ilustrado por um circuito com corrente alternada gerando outra corrente em um circuito adjacente, sem estar diretamente ligado a ele.
Geralmente creditada a Michael Faraday, a indução eletromagnética tem sido aplicada a vários sistemas como uma força eletromotriz através de um condutor elétrico em um campo magnético variável.
Definirtec explica indução eletromagnética
Pensar na indução eletromagnética de forma poética pode trazer à mente visões de dois fluxos de corrente que se influenciam, apesar de sua evidente separação, passando como “navios à noite”, mas transmitindo energia de um para o outro por meio de uma espécie de osmose. .
Outra maneira de pensar sobre a indução eletromagnética é dar um exemplo importante – o trem de levitação magnética ou trem mag-lev ilustra como isso funciona.
Como a força produzida pela linha magnética não está conectada ao trem em si, é fácil conceber como esse princípio funciona para mover algo como um trem sem atrito.
Entre outras aplicações, a indução eletromagnética também tem sido usada para gerar calor em fogões modernos. Parte da utilidade da indução eletromagnética está em sua capacidade de produzir uma “estrutura fina”.
Por exemplo: nos queimadores de fogão, ter um sistema de corrente elétrica tradicional conectado pode exigir mais espaço em geral.
Dispositivos de carregamento sem fio
No entanto, uma das aplicações mais recentes e amplamente conhecidas da indução eletromagnética está nos esforços pioneiros para construir aparelhos de carregamento sem fio.
Voltando ao princípio básico da indução eletromagnética, podemos ver que é essencialmente útil em situações em que você não quer que a fonte de energia seja fisicamente ligada aos objetos aos quais está fornecendo energia. Esse tipo de engenharia pode levar ao futuro modelo “mãos livres” ou menos trabalhoso de uso do dispositivo.
Por exemplo: no caso do trem de levitação magnética, você pode usar alternadamente uma bateria conectada por um cabo elétrico a um motor. O uso de levitação magnética mostra como a indução eletromagnética é valiosa e prática em sistemas.
Não há necessidade de conectar nada – porque a interação dos campos atuais realiza a transferência de energia por conta própria. Isso por si só seria um grande impulso na experiência do usuário, em uma época em que uma excelente experiência do usuário e jornada do cliente são o Santo Graal para as empresas de varejo.
Voltando ao carregamento sem fio, esses novos sistemas substituiriam um sistema de carregamento tradicional em que os dispositivos precisam ser conectados a uma tomada de parede ou outra fonte de alimentação por meio de cabos específicos com portas e conectores específicos.
Aqui, o princípio da indução eletromagnética é excitante porque permitiria um uso muito mais versátil de dispositivos elétricos. Uma abordagem sem cabos tornaria o carregamento muito mais versátil e eficiente.
Tiraria muito lixo eletrônico do fluxo global e tornaria a aquisição de tecnologia mais barata e fácil.
Uso de indução eletromagnética para criar carregadores de dispositivo
Esforços no uso de indução eletromagnética para criar carregadores de dispositivo estão em andamento, por exemplo, em configurações de circuito aberto que podem ser aceitáveis para níveis de potência de saída mais baixos.
No entanto, muitos desses sistemas têm um problema no uso de voltagem mais alta, pois eles geram muito calor para serem práticos. Outras preocupações incluem a geração de calor em relação à radioatividade de freqüência.
Exemplo de equação de tensão induzida por indução eletromagnética
A tensão induzida em uma indução eletromagnética é descrita pela seguinte equação como:
Muitos tipos de equipamentos elétricos como motores, geradores e transformadores funcionam com base no princípio da indução eletromagnética.
Esta definição foi escrita no contexto de Circuitos