Definição – o que significa independência de dados?
Independência de dados é a ideia de que os dados gerados e armazenados devem ser mantidos separados dos aplicativos que usam os dados para computação e apresentação. Em muitos sistemas, a independência de dados é uma função inata relacionada aos vários componentes do sistema; no entanto, é possível manter os dados contidos em um aplicativo de uso.
Definirtec explica a independência de dados
Para demonstrar a popularidade da independência de dados, os especialistas costumam apontar para sistemas de banco de dados convencionais. A função de um banco de dados é conter dados para uso por vários aplicativos. A independência de dados permite que os mesmos dados sejam usados de muitas maneiras diferentes. É uma abordagem mais versátil do que manter os dados ocultos no código-fonte de um programa.
Conforme o big data e outros avanços tecnológicos continuam a progredir, as ideias para o uso de dados vão muito além da simples independência de dados para a funcionalidade de plataforma cruzada, onde os dados são roteados para muitos destinos diferentes antes de serem devolvidos a um meio de armazenamento seguro. Por exemplo, um mecanismo analítico normalmente recebe dados para analisá-los e apresentar os resultados, mas retorna esses dados para um data warehouse central ou outro local de armazenamento. Nesses tipos de sistemas, os dados são mais frequentemente alugados, não possuídos e permanecem amplamente transitórios (embora muitas vezes altamente regulamentados) até o momento em que não são mais úteis para o sistema e serão arquivados ou excluídos de acordo com as necessidades específicas dos administradores .