Definição – O que significa impressão digital por radiofrequência (impressão digital RF)?
A impressão digital de radiofrequência é um processo que identifica o dispositivo ou sinalizador do qual uma transmissão de rádio se originou, observando as propriedades de sua transmissão, incluindo radiofrequências específicas. Cada originador de sinal tem sua própria “impressão digital” específica com base na localização e configuração de seus sinais transmitidos.
Definirtec explica a impressão digital de radiofrequência (RF Fingerprinting)
A impressão digital de radiofrequência e métodos semelhantes são frequentemente utilizados onde os sistemas de posicionamento global ou GPS de satélites são incapazes de rastrear um sinal devido a vários obstáculos. Embora a impressão digital de radiofrequência possa ser útil nessas situações, como em ambientes fechados, os especialistas observam que ainda há um grande desafio em obter sinais únicos e estáveis que levarão à identificação positiva da origem do sinal. Os leitores de RF podem observar a intensidade e a frequência do sinal e triangular um local ao longo do tempo, mas a ideia de que os sinais podem se mover rapidamente apresenta um desafio significativo neste tipo de configuração de monitoramento.
O fenômeno da impressão digital de radiofrequência também cria algumas questões significativas em torno da privacidade. O uso desse tipo de método levou ao desenvolvimento de etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID). Enquanto os especialistas da indústria estão analisando os diversos usos dessas tecnologias, como digitalização de produtos no varejo e rastreamento para humanos ou animais por meio do uso de pequenos chips RFID, muitos estão debatendo se essas tecnologias deveriam existir em suas formas atuais ou ser mais regulamentadas e incluir mais proteções para aqueles que estão sendo monitorados.