Definição – o que significa impressão digital?
A impressão digital é uma técnica de impressão que usa arquivos digitais ou eletrônicos de um computador pessoal ou outro dispositivo de armazenamento digital como fonte. A impressão digital não depende de uma placa de impressão para transportar a imagem e também não requer folhas de configuração. Devido aos custos de produção mais baixos, a impressão digital substituiu a litografia em uma ampla gama de mercados.
Definirtec explica a impressão digital
A impressão digital faz uso de uma imagem raster que é enviada diretamente para a impressora com a ajuda de arquivos digitais e aplicativos gráficos. Uma imagem raster também é conhecida como bitmap e é uma grade de coordenadas X e Y em um espaço de exibição com detalhes das coordenadas a serem iluminadas. Ao contrário de outros processos de impressão, o toner não permeia o substrato. O toner na verdade forma uma camada fina na superfície e com a ajuda de um fluido de fusão como parte do processo de calor ou processo de cura UV pode ser usado para aderir à superfície. A principal vantagem é a eliminação da chapa de impressão e assim auxilia na economia de tempo, esforço e dinheiro.
Existem muitos benefícios associados à impressão digital. Ele pode fornecer tempos de resposta mais rápidos. Tem melhor qualidade e custos mais baixos do que a impressão em offset. É uma excelente opção para impressão sob demanda ou para qualquer impressão que requeira prazos mais curtos. Por ser uma impressão sem contato, ela oferece ao designer mais opções de substratos para impressão. A distorção das imagens não ocorre na impressão digital, ao contrário da impressão da tela.
No entanto, em comparação com as técnicas tradicionais de impressão em offset, a impressão digital tem um custo mais alto por página.