Definição – o que significa incompatibilidade de impedância?
Uma incompatibilidade de impedância objeto-relacional refere-se a uma variedade de problemas que representam dados de bancos de dados relacionais em linguagens de programação orientadas a objetos. O termo é usado por analogia com o termo de engenharia elétrica “gerenciamento de impedância”, em que o projeto ideal é, na maioria dos casos, fazer com que a impedância de entrada corresponda à impedância de saída para o fluxo de potência máximo.
Definirtec explica incompatibilidade de impedância
Uma incompatibilidade de impedância pode ocorrer ao acessar um banco de dados relacional em uma linguagem de programação orientada a objetos. Podem surgir problemas porque as linguagens de programação orientadas a objetos, como C ++ ou Python, têm abordagens muito diferentes para acessar dados.
Algumas dessas diferenças incluem:
- Referências de tipo. Linguagens orientadas a objetos fazem uso intenso de atributos por referência, embora isso seja normalmente proibido em bancos de dados relacionais. Os tipos escalares também diferem frequentemente entre bancos de dados e linguagens OO.
- Em linguagens OO, os objetos podem ser compostos de outros objetos, enquanto isso é impossível em linguagens de banco de dados relacionais para integridade.
- Os bancos de dados relacionais têm operações primitivas bem definidas para manipular e consultar dados, enquanto as linguagens OO têm operações de nível inferior.
- Bancos de dados relacionais têm abordagens mais robustas para transações para preservar a atomicidade e consistência. A única maneira de garantir isso por meio de uma linguagem OO é no nível de campos de tipo primitivo.
Os métodos para mitigar a incompatibilidade de impedância incluem o uso de bancos de dados NoSQL e o design de bancos de dados relacionais com linguagens de programação orientadas a objetos em mente, bem como prestar atenção às diferenças entre linguagens OO e bancos de dados relacionais ao codificar um projeto.