Definição – o que significa imagem ISO?
Uma imagem ISO é um tipo de imagem de disco que atua como um arquivo compactado composto por todos os dados de setor contidos em um disco óptico, incluindo seu sistema de arquivos. Os arquivos de imagem têm uma extensão de arquivo .iso, que é obtida do sistema de arquivos ISO 9660 usado na mídia de CD-ROM. No entanto, as imagens ISO também podem conter um sistema de arquivos UDF (Universal Disk Format), que é usado em DVDs e discos Blu-ray.
Uma imagem ISO também é conhecida como arquivo ISO.
Definirtec explica imagem ISO
Uma imagem ISO contém cópias exatas de um sistema de arquivos de mídia ótica com os dados em formato binário e copiados exatamente como foram armazenados no disco. Os dados em uma imagem ISO são ordenados de acordo com o sistema de arquivos usado no disco óptico a partir do qual foi criada. Imagens ISO apenas armazenam dados, desconsiderando cabeçalhos de controle e dados de correção, portanto, tornam-se menores do que os dados brutos na mídia óptica.
A extensão de arquivo .iso é a mais comumente usada, mas a extensão de arquivo .img também pode ser encontrada em alguns arquivos de imagem ISO. A extensão de arquivo .udf às vezes é usada para indicar que o sistema de arquivos dentro da imagem ISO é, na verdade, UDF e não ISO 9660. Não existe um formato padrão único, então o termo “imagem ISO” é usado em um sentido mais amplo para se referir a qualquer arquivo de imagem de disco de um disco óptico, independente do formato utilizado.
Um uso comum para uma imagem ISO é para armazenamento temporário antes de ser gravada em um CD-R ou DVD-R vazio, criando uma cópia idêntica do disco original. Os arquivos de imagem ISO podem ser abertos e seu conteúdo copiado para uma pasta local. Eles também podem ser montados virtualmente e acessados como uma unidade de CD. Eles são freqüentemente usados para distribuir programas grandes pela Internet devido ao fato de que todos os arquivos do programa podem ser agrupados como um único arquivo.