Definição – o que significa imagem estereoscópica?
Imagem estereoscópica é uma técnica usada para criar ou aumentar a ilusão de que uma imagem tem profundidade, mostrando duas imagens ligeiramente deslocadas separadamente para cada olho do observador. Ambas as imagens são da mesma cena ou objeto, mas de um ângulo ou perspectiva ligeiramente diferente. O objetivo disso é enganar seu cérebro para que sintetize que os pequenos deslocamentos laterais entre as posições das imagens implicam em profundidade espacial. Geralmente, é necessário equipamento especial para que o cérebro dê sentido à imagem. As aplicações mais comuns do 3D precisam que o espectador use óculos passivos (óculos polarizados) ou óculos ativos (óculos de cristal líquido).
As imagens estereoscópicas podem fornecer informações espaciais essenciais em aplicações como CAD, geologia, imagens médicas ou semelhantes. A imagem estereoscópica também é conhecida como estereoscopia ou imagem 3D.
Definirtec explica imagens estereoscópicas
Existem três maneiras de obter o efeito desejado:
- Exiba cada imagem separadamente e use óculos de obturador ativo para filtrar a imagem para que o olho correto a veja.
- Apresente as duas imagens sobrepostas uma à outra e use óculos polarizados para combinar as duas imagens.
- Ou cada imagem pode ser mostrada diretamente em cada olho, eliminando a necessidade de óculos. Isso é feito por meio de uma barreira de paralaxe na tela, que faz uso da diferença na posição dos olhos. A barreira permite que um olho veja um conjunto de imagens diferente do outro, devido à ligeira diferença no ângulo que os olhos têm.