Definição – O que significa Digital Imaging And Communications In Medicine (DICOM)?
Imagem Digital e Comunicações em Medicina (DICOM) é um padrão para a transmissão e armazenamento de imagens médicas. A National Electrical Manufacturers Association detém os direitos autorais do padrão. O padrão permite a integração de equipamentos de imagens médicas com outros dispositivos.
Definirtec explica Digital Imaging And Communications In Medicine (DICOM)
O DICOM permite que os médicos armazenem, troquem e transmitam imagens médicas de dispositivos como scanners para impressoras e computadores. Alguns dos tipos de imagem que podem ser transmitidos incluem:
- Radiografia (raios X)
- Ultrassonografia
- Tomografia computadorizada (TC)
- Ressonância magnética (MRI)
- Terapia de radiação
É um formato de arquivo padronizado que inclui o nome do paciente, tipo de digitalização e dimensões da imagem em um cabeçalho.
O padrão data de 1985, quando a primeira versão, ACR / NEMA 300 foi lançada, com versões adicionais aparecendo em 1988 e 1993. O padrão foi atualizado continuamente para acompanhar os avanços na tecnologia e no campo médico.
Com o DICOM, um médico poderia facilmente compartilhar uma ressonância magnética do cérebro de um paciente com um especialista para consulta em uma cidade diferente. O DICOM apenas especifica padrões para interoperabilidade com diferentes dispositivos, em vez de definir um fluxo de trabalho para imagens.
O DICOM é amplamente utilizado em hospitais, bem como em alguns consultórios particulares menores, incluindo consultórios odontológicos.