Definição – O que significa IEEE 802.11r?
IEEE 802.11r é uma emenda ao padrão 802.11 para a implantação de telefonia baseada em IP em dispositivos telefônicos baseados em 802.11. A emenda IEEE 802.11r foi projetada para aumentar a velocidade de transferência entre pontos de acesso em uma rede local sem fio (WLAN).
O IEEE 802.11r atua como um padrão de roaming rápido que aborda a conectividade e é crítico para aplicativos que exigem alta qualidade e baixa latência, especialmente Voice over Internet Protocol (VoIP).
IEEE 802.11r também é conhecido como o conjunto de serviço básico rápido.
Definirtec explica IEEE 802.11r
O IEEE 802.11r foi publicado em 2008 e permite a conectividade sem fio com transferências rápidas e seguras entre as estações base. O padrão também refina o processo de transição do cliente móvel entre pontos de acesso redefinindo o protocolo de negociação da chave de segurança, que permite negociações e solicitações de recursos sem fio. Este protocolo permite que um cliente sem fio estabeleça segurança e um estado de Qualidade de Serviço (QoS) em um novo ponto de acesso antes de uma nova transição, levando a interrupção mínima do aplicativo e perda de conectividade. Esta mudança de protocolo não introduz vulnerabilidades de segurança e preserva o comportamento da estação.
O ponto forte do IEEE 802.11r é o suporte de segurança IEEE 802.1X, que facilita a implantação de telefones portáteis com Voice over Wi-Fi baseado em Protocolo de Iniciação de Sessão. O IEEE 802.11r começa a operar quando um telefone celular ou dispositivo varre uma área em busca de pontos de acesso disponíveis. As mensagens de autenticação IEEE 802.11 são trocadas entre os pontos de acesso e o dispositivo aguarda uma resposta. Em seguida, o dispositivo envia uma mensagem de reassociação e, em seguida, estabelece uma conexão de ponto de acesso.