Definição – O que significa Universally Unique Identifier (UUID)?
Um identificador universalmente exclusivo (UUID) é um número de 128 bits que identifica objetos ou dados exclusivos da Internet. Um UUID é gerado por um algoritmo com valores baseados no endereço de rede de uma máquina.
UUIDs são usados por muitas empresas de software, como Microsoft e Apple, e são amplamente usados como componentes de identificadores exclusivos globais da Microsoft (GUIDs). Outros usos de UUID incluem o sistema de arquivos ext2 / ext3 do Linux.
Definirtec explica o identificador único universal (UUID)
O UUID foi criado no Network Computing System (NCS), que posteriormente passou a fazer parte do Distributed Computing Environment (DCE) padronizado pela Open Software Foundation (OSF).
Um UUID é normalmente denotado por 32 dígitos hexadecimais exibidos em cinco grupos de caracteres separados individualmente por hifens. Por exemplo, um UUID pode aparecer da seguinte maneira: f81d4fae-7dec-11d0-a765-00a0c91e6bf6.
Diferentes mecanismos são usados para gerar UUIDs para determinar e comparar os níveis de exclusividade de UUID. Com base no tipo de mecanismo usado, o UUID gerado será completamente ou praticamente diferente de outros UUIDs gerados. UUIDs são compostos de componentes combinados; portanto, algum tipo de exclusividade está sempre presente em qualquer UUID gerado.
Um identificador exclusivo garantido inclui uma referência ao endereço de rede do host de geração de UUID, um carimbo de data / hora e um componente arbitrário. Como os endereços de rede variam para cada computador, o carimbo de data / hora também é diferente para cada UUID gerado. Assim, duas máquinas host diferentes exibem níveis suficientes de exclusividade. O componente arbitrário criado aleatoriamente é adicionado para aumentar a segurança.
Os UUIDs também fazem parte da estrutura de dados Tmodel, que é um tipo de serviço no registro UDDI (Universal Description Discovery and Integration) usado para descoberta de serviço da web.