Definição – O que significa Digital Object Identifier (DOI)?
Um identificador de objeto digital (DOI) é um sistema usado para identificar um objeto de conteúdo em um ambiente digital, como a Internet. Os DOIs são usados para reduzir o tempo de pesquisa de documentos públicos, bem como para gerenciar conteúdo, seus metadados e para facilitar a vinculação.
Um DOI é uma tecnologia de referência eletrônica permanente que é anexada a documentos ou artigos enquanto eles permanecem na Internet. Tem a forma de um identificador alfanumérico e consiste em sufixos e prefixos separados por uma barra. Todos os DOIs começam com o número 10. Os URLs também podem estar contidos nas cadeias de caracteres dos DOIs. As strings contêm números associados à organização que publica o conteúdo.
Definirtec explica o Digital Object Identifier (DOI)
Os identificadores de objetos digitais são úteis quando os indivíduos desejam encontrar rapidamente artigos ou documentos publicados eletronicamente. Observe que os DOIs também podem ser utilizados em conjunto com materiais impressos. Em outras palavras, o próprio objeto de conteúdo precisa necessariamente ser digital.
Os DOIs estão frequentemente localizados no canto superior direito dos artigos em revistas acadêmicas e, de fato, a maioria dos DOIs registrados são feitos para artigos educacionais
A principal vantagem de um DOI é que ele é permanente. Se a localização de um documento muda, os metadados precisam ser atualizados, mas o DOI em si não. A desvantagem, pelo menos de acordo com os críticos, é que o sistema DOI não é aberto e é controlado pela International DOI Foundation.
Estima-se que em 2011 existam bem mais de 43 milhões de nomes DOI criados por 4000 organizações. Esses números estão crescendo constantemente à medida que o uso do DOI se torna uma forma viável de agilizar as atividades de coleta de informações pessoais e acadêmicas na Internet.