Definição – o que significa Network Identity (Network ID)?
Uma ID de rede, no mundo do Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou TCP / IP, é a parte do endereço TCP / IP que identifica a rede para um determinado host, geralmente composta por três octetos com representação decimal pontilhada.
O termo “ID de rede” também pode ser aplicado de diferentes maneiras aos recursos da rede local, para autenticação do usuário, mas o uso clássico do termo se refere ao próprio endereço TCP / IP, como ele é usado para rotear informações e como é usado no contexto da cibersegurança moderna.
Um ID de rede também é conhecido como identificação de rede ou NetID.
Definirtec explica a identidade da rede (ID da rede)
Na sintaxe e no protocolo do endereço TCP / IP, um endereço é composto por quatro octetos que são representados por decimais, em vez de representados para os usuários finais na forma binária. O quarto ou último octeto é designado para identificar o host. Os octetos anteriores, normalmente, destinam-se a designar a rede.
Classes de rede
Nos primeiros dias da sintaxe da Internet e do IPv4, um sistema de rede classful dividia os IDs de rede em três classes principais, classes A, B e C.
As redes de classe A eram grandes redes comerciais.
Redes de classe B eram os tipos de redes associadas a usuários institucionais, por exemplo, departamentos governamentais ou grandes partes interessadas sem fins lucrativos.
As redes de classe C eram para redes administradas menores. Uma classe D estava relacionada a redes multicast.
Após mudanças no sistema de endereçamento, o sistema de rede classful tradicional foi visto como obsoleto por algum tempo; no entanto, os especialistas mostram como alguns administradores de rede ainda “negociam” ou utilizam endereços de rede de classe A ou de outra forma lidam com a infraestrutura configurada pela construção inicial do sistema IPv4, em que a atribuição de redes tem a ver com a representação de uma classe de rede em um dos octetos do próprio ID de rede.
Portanto, embora o tipo original de ID de rede possa não ser mais necessário, as evidências indicam que essas designações ainda estão sendo usadas de alguma maneira.
IPv4 e IPv6
À medida que a Internet cresceu, o endereçamento TCP / IP começou a encontrar uma tensão em termos de espaços endereçáveis. Um novo sistema IPv6 cria uma nova sintaxe para atribuir um número maior de IDs de rede. Enquanto os endereços IPv4 tinham um tamanho de 32 bits, o IPv4 oferece um tamanho de 128 bits.
Outra grande mudança é que os endereços de sistemas IPv4 usaram uma máscara de sub-rede para implementar uma rede e um endereço IP. Com o IPv6, o endereço de sub-rede é integrado, portanto, uma máscara de sub-rede não é necessária.
Em um sentido muito básico, o ID da rede sempre existirá. Apenas muda a forma como define uma rede. A ID de rede de amanhã pode não ser composta de quatro octetos: isso tem a ver com como a WWW e a IETF fazem a política. Além disso, especialistas e outras pessoas podem frequentemente falar sobre uma “ID de rede” de maneira diferente, seja como uma designação de usuário: “qual é a sua ID de rede?” ou uma senha ou ID do sistema.
O aspecto técnico de um ID de rede TCP / IP, por outro lado, ainda faz parte da infraestrutura que compõe a Internet, uma construção global que ainda está crescendo e amadurecendo. Isso torna a consideração do TCP / IP tradicional (incluindo IDs de rede) importante à medida que avançamos.
Esta definição foi escrita no contexto do Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo da Internet