Definição – O que significa I / O Virtual (VIO)?
I / O virtual (VIO) é uma técnica usada em ambientes corporativos para reduzir custos, melhorar o desempenho e tornar o gerenciamento de servidores fácil e simples. A metodologia de E / S virtual permite que uma única placa adaptadora física seja vista como várias placas de interface de rede virtual (NICs) e adaptadores de barramento de host virtual (HBAs), que operam exatamente como NICs e HBAs convencionais.
A E / S virtual pode ser conhecida como virtualização de entrada / saída (E / S).
Definirtec explains Virtual I/O (VIO)
Em ambientes virtualizados, o I / O do servidor desempenha um papel importante na implantação do servidor de maneira eficaz e bem-sucedida. Os servidores virtualizados são capazes de executar vários aplicativos ao mesmo tempo e há uma demanda constante por mais largura de banda e conexões com várias redes e dispositivos de armazenamento. A metodologia de E / S virtual ajuda a remover gargalos de desempenho ao vincular E / S a uma única conexão. Essa única conexão de E / S virtual geralmente tem uma largura de banda que excede a capacidade de E / S do servidor. Em servidores virtualizados que executam aplicativos de E / S intensa, a técnica de E / S virtual pode ajudar a aumentar o desempenho da máquina virtual, bem como o número de máquinas virtuais por servidor.
Alguns dos recursos importantes do I / O virtual incluem:
- Economia de custos: o Virtual I / O ajuda a reduzir custos, permitindo um gerenciamento de servidor fácil e simples. O uso de menos placas, cabos e portas de switch ajuda ainda mais na redução de custos.
- Menos cabos: E / S virtual requer apenas um único cabo para conectar os servidores ao armazenamento e à rede. Vários cabos de E / S são substituídos por um único cabo que facilita o transporte compartilhado para todos os dispositivos de rede e armazenamento.
- Densidade de E / S aumentada: A técnica de E / S virtual aumenta a densidade de E / S ao habilitar mais conexões.
- Gerenciamento simplificado: E / S virtual permite maior uso de NICs e HBAs virtuais, ao mesmo tempo em que oferece maior flexibilidade.
- Economia de espaço: o Virtual I / O permite que mais conexões de I / O existam em um pequeno espaço, consolidando todas as conexões de armazenamento e rede em uma única interconexão física.