Definição – o que significa Hub de repetição?
Um hub de repetição é um dispositivo de comunicação de rede ativo que possui várias portas e combina as funcionalidades de um repetidor de sinal e um hub de rede. Um hub de repetição regenera e retransmite todos os sinais de entrada em todas as portas, exceto a porta que originou o sinal. Um hub de repetição é normalmente usado para estender as limitações de alcance operacional de mídia física, como cabos de par trançado. O hub de repetição funciona na camada física do modelo de referência OSI.
Definirtec explica Hub repetitivo
Um hub de repetição é uma mistura de dois dispositivos de rede: um repetidor e um hub. Um repetidor é um dispositivo ativo projetado para regenerar e retransmitir um sinal elétrico, geralmente para superar as perdas inevitáveis de energia (intensidade do sinal) incorridas quando o sinal se propaga ao longo de um cabo. Os repetidores são necessários para cobrir longas distâncias sem perder a força do sinal. Os repetidores regeneram todos os sinais recebidos pelos dispositivos, o que inclui um sinal e ruído. Repetidores inteligentes superam esse problema, disseminando o ruído induzido do sinal original.
Um hub é um dispositivo de rede usado para interconectar vários nós de rede para comunicação em pares trançados ou cabos de fibra óptica. Um hub é um dispositivo não gerenciado que transmite pacotes de dados de entrada para todas as suas portas, exceto a porta de entrada. Ele também atua na detecção de colisões, encaminhando sinais de congestionamento para todas as portas, caso detecte uma colisão na rede. O hub, assim como o repetidor, funciona na camada física do modelo de referência OSI.
Os hubs repetitivos não apenas melhoram o desempenho do sistema ao aumentar os níveis de tensão dos sinais, mas também eliminam a necessidade de resistores de terminação na rede. Com um sistema baseado em hub, cada cabo termina em um equipamento de terminal de dados (DTE) ou em um dispositivo de terminação de circuito de dados (DCE).
Os hubs de repetição têm um domínio de colisão. Como eles aumentam e retransmitem os sinais recebidos por suas portas, sua presença não atenua as colisões entre os dispositivos de transmissão. Uma colisão ocorrendo em uma parte da rede parece acontecer em todas as partes da rede. Este problema é resolvido transmitindo o sinal de bloqueio para todas as portas. Esta técnica de mitigação de colisão gerencia a colisão, mas também degrada o desempenho da rede por difusões repetidas.
Outra desvantagem de hubs de repetição é que eles são dispositivos não gerenciados. Eles não podem ser configurados para gerenciar parâmetros de desempenho, caminhos de entrega e segurança de rede.