Hospedeiro sacrificial

Definição – o que significa hospedeiro sacrificial?

Um host sacrificial é um servidor de computador intencionalmente posicionado fora do firewall da Internet de uma organização para fornecer um serviço que poderia comprometer a segurança da rede local se colocado dentro do firewall.

Os hosts sacrificiais também estão associados aos hosts bastiões, pois são implementados da mesma maneira. Os hosts bastiões são projetados especificamente para ataques de invasores externos.

Definirtec explica o Sacrificial Host

Um hospedeiro de sacrifício pode ser considerado mais uma isca do que algo que realmente desempenha um papel importante dentro de uma rede. Ele está posicionado como um host bastião na topologia da rede. No entanto, com vários protocolos e softwares de segurança, ele existe simplesmente para atrair um invasor, em vez de tentar resistir a ataques. O hospedeiro sacrificial serve para atrasar e até tentar rastrear e obter a identidade do atacante. Resumindo, um hospedeiro sacrificial é simplesmente um tipo de hospedeiro bastião usado como isca ativa para atrair atacantes em potencial e aprender, ou possivelmente rastreá-los e encontrá-los.

Por exemplo, um servidor FTP é um host bastião típico que pode ser usado como um host de sacrifício. Isso ocorre quando o pessoal de segurança da rede, como um administrador de sistema, descobre que um sistema está sob ataque constante. O hospedeiro de sacrifício é configurado para atrair o intruso para acessar o hospedeiro de sacrifício. Depois de acessado, o host pode fornecer um atraso de tempo, permitindo ao administrador tempo suficiente para obter informações sobre a identidade do invasor para possível captura. Outros servidores que podem ser transformados em hosts de sacrifício são servidores de web, email e DNS.