O horário de verão (DST) é um evento anual que ocorre quando os relógios são adiantados uma hora no início da primavera, e depois atrasados uma hora no final do outono. O objetivo do DST é fazer melhor uso da luz do dia durante os meses de verão.
A DST foi introduzida pela primeira vez no início do século XX, e tem sido adotada por muitos países em todo o mundo. Os Estados Unidos começaram a observar a DST em 1918, mas pararam e reiniciaram a prática várias vezes antes de finalmente torná-la permanente em 1966.
Hoje, a DST é observada na maioria dos Estados Unidos, assim como em partes do Canadá, Europa e Austrália. Quais são os prós e os contras do horário de verão? Existem prós e contras do horário de verão. No lado profissional, o horário de verão pode poupar energia, permitindo que as pessoas aproveitem a luz natural em vez da luz artificial. No lado con, o horário de verão pode causar interrupções nos padrões de sono e pode ser difícil de ajustar.
Como funciona a DST?
DST é um sistema usado para ajustar os relógios para que possamos aproveitar mais a luz do dia durante os meses de verão. Também é por vezes conhecido como “horário de verão” ou “horário de verão”.
A DST funciona movendo os relógios para a frente uma hora no início da primavera, e depois movendo-os de volta uma hora no final do outono. Isto significa que há mais luz do dia à noite durante o verão, mas menos luz do dia pela manhã.
A DST não é usada em todo o mundo, e há alguns países que não a usam de todo. Nos Estados Unidos, a DST começa no primeiro domingo de abril e termina no último domingo de outubro.
Porque é que o Arizona não faz poupanças de luz do dia?
O Arizona é um dos estados dos Estados Unidos que não observa o horário de verão. Há algumas razões para isso. Uma razão é que o Arizona está localizado num clima desértico, portanto a quantidade de luz do dia no verão já é significativamente maior do que no inverno. Assim, há menos necessidade de prolongar o horário de verão “poupando” a luz do dia no inverno.
Outra razão pela qual o Arizona não observa o horário de verão é porque é um estado com uma grande população indígena americana. Muitas tribos nativas americanas têm seus próprios calendários e sistemas de horário únicos que não estão de acordo com o horário padrão de verão. Para estas tribos, o horário de verão pode ser perturbador para o seu modo de vida tradicional.
Finalmente, o Arizona é um estado com uma grande indústria de turismo. Muitos turistas vêm ao Arizona para desfrutar do clima desértico e da paisagem única do estado. Se o Arizona observasse o horário de verão, este estaria fora de sincronia com a maior parte do país durante metade do ano, o que poderia confundir e desencorajar os turistas de visitar.
Que países usam DST?
Atualmente, mais de 70 países em todo o mundo usam o horário de verão (DST).
A DST é utilizada na maioria dos países europeus, incluindo o Reino Unido, Irlanda, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Bélgica, Suíça, Dinamarca, Holanda, Noruega, Suécia, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Ucrânia, Moldávia e Kosovo.
A DST também é utilizada em partes do Canadá, Estados Unidos, México, Chile, Uruguai, Brasil, Nova Zelândia, Austrália e alguns países africanos, incluindo Namíbia, Botsuana, África do Sul, Zimbabué e Senegal.
Alguns países da Ásia usam DST, incluindo Irã, Israel, Afeganistão, e Síria.
A DST não é usada na maioria dos países asiáticos, incluindo China, Japão, Índia, e Paquistão.
Perdemos uma hora em DST?
Na maioria dos casos, sim. A DST geralmente resulta em uma perda de uma hora de sono para aqueles que a observam, já que efetivamente se move uma hora de luz do dia da manhã até a noite. No entanto, existem algumas excepções. No outono, quando a DST termina, há um ganho de uma hora de sono, uma vez que a hora da luz do dia é movida de volta para a manhã. E em partes do mundo que não observam a DST, não há nenhuma mudança.