Histograma

Definição – o que significa o histograma?

Um histograma é um tipo de gráfico amplamente utilizado em matemática, especialmente em estatística. O histograma representa a frequência de ocorrência de fenômenos específicos que se encontram dentro de uma faixa específica de valores, os quais são arranjados em intervalos fixos e consecutivos. A frequência da ocorrência de dados é representada por uma barra, portanto, parece muito com um gráfico de barras.

Definirtec explica o histograma

Um histograma é uma representação gráfica da distribuição de dados, que é uma estimativa da distribuição de probabilidade de uma variável contínua, geralmente em forma de gráfico de barras, e foi introduzido pela primeira vez por Karl Pearson em 1891.

A primeira etapa na criação de um histograma é dividir todo o intervalo de valores em uma série de intervalos chamados “bins” e, em seguida, “soltar” os valores individuais nos bins aos quais pertencem. A largura do compartimento é determinada pelo intervalo e pode ou não ser igual aos outros compartimentos. Se as caixas forem de largura igual, então a altura ou eixo vertical da barra determina a frequência da ocorrência para aquele conjunto, mas se as caixas não forem de largura igual, então a área da barra ou retângulo representa a frequência de ocorrência enquanto o eixo vertical representa a densidade. Em ambos os casos, todas as barras do histograma se tocam para indicar que a variável ou os dados são contínuos.

Isso pode ser usado para visualizar dados ou fenômenos com um fator contíguo e um fator de ocorrência. Por exemplo, um histograma pode ser usado para visualizar o tempo de deslocamento das pessoas que vão trabalhar com o eixo horizontal representando o tempo, então os bins são divididos de acordo com o tempo, enquanto o eixo vertical representa o número de pessoas que se enquadram naquele tempo de viagem específico .