Hipervisor

Definição – o que significa hipervisor?

Um hipervisor é uma técnica de virtualização de hardware que permite que vários sistemas operacionais (SO) convidados sejam executados em um único sistema host ao mesmo tempo. O sistema operacional convidado compartilha o hardware do computador host, de modo que cada sistema operacional parece ter seu próprio processador, memória e outros recursos de hardware.

Um hipervisor também é conhecido como gerenciador de máquina virtual (VMM).

Definirtec explica o hipervisor

O termo hipervisor foi cunhado pela primeira vez em 1956 pela IBM para se referir a programas de software distribuídos com o IBM RPQ para o IBM 360/65. O programa hipervisor instalado no computador permitiu o compartilhamento de sua memória.

O hipervisor instalado no hardware do servidor controla o sistema operacional convidado em execução na máquina host. Sua principal tarefa é atender às necessidades do sistema operacional convidado e gerenciá-lo de forma eficaz, de modo que as instâncias de vários sistemas operacionais não interrompam umas às outras.

Os hipervisores podem ser divididos em dois tipos:

  • Tipo 1: também conhecidos como hipervisores nativos ou bare-metal, eles são executados diretamente no hardware do computador host para controlar os recursos de hardware e gerenciar sistemas operacionais convidados. Exemplos de hipervisores Tipo 1 incluem VMware ESXi, Citrix XenServer e hipervisor Microsoft Hyper-V.
  • Tipo 2: também conhecidos como hipervisores hospedados, eles são executados em um ambiente de sistema operacional formal. Nesse tipo, o hipervisor é executado como uma segunda camada distinta, enquanto o sistema operacional é executado como uma terceira camada acima do hardware.