Definição – o que significa herança única?
A herança única permite que uma classe derivada herde propriedades e comportamento de uma única classe pai. Ele permite que uma classe derivada herde as propriedades e o comportamento de uma classe base, permitindo assim a reutilização do código e também adicionando novos recursos ao código existente. Isso torna o código muito mais elegante e menos repetitivo. A herança é um dos principais recursos da programação orientada a objetos (OOP).
A herança única é mais segura do que a herança múltipla se for abordada da maneira certa. Ele também permite que uma classe derivada chame a implementação da classe pai para um método específico se esse método for substituído na classe derivada ou no construtor da classe pai.
Definirtec explica herança única
O conceito de herança é usado em muitas linguagens de programação, incluindo C ++, Java, PHP, C # e Visual Basic. Para implementar a herança, C ++ usa o operador “:”, enquanto Java e PHP usam a palavra-chave “extender” e o Visual Basic usa a palavra-chave “herda”. Java e C # permitem apenas herança única, enquanto outras linguagens como C ++ oferecem suporte a herança múltipla.