Definição – o que significa Headend?
Um headend é um recurso que aceita sinais de TV como entrada de satélites, os processa em sinais de qualidade de cabo e os distribui para residências e redes de cabo. Pode ser considerado como o centro de distribuição principal onde os sinais de televisão de entrada são recebidos, selecionados, amplificados e remodulados e enviados para transmissão para redes de cabo.
Definirtec explica Headend
Um headend geralmente consiste em um receptor / decodificador integrado, receptores off-air, codificadores, transcodificadores, modelador de taxa, moduladores de canal, processadores de canal e sinal de canal. Um receptor / decodificador integrado combina as funcionalidades de múltiplos receptores, decodificando e decodificando em uma unidade. Na maioria dos casos, os sinais são enviados downstream para os usuários; no entanto, em casos raros, eles também são recebidos como upstream. Se a empresa de TV a cabo fornece acesso à Internet aos assinantes, bancos de dados, sistemas de computador e outros componentes relacionados também são adicionados ao headend. Nos casos em que o acesso à Internet é fornecido, um sistema de terminação de modem a cabo desempenha um papel importante como um componente no headend. O sistema de terminação de modem a cabo entradas e saídas de sinais de modem a cabo digital na rede a cabo e desempenha um papel estratégico no fornecimento de acesso à Internet para assinantes.
Existem dois tipos de headends, ou seja, analógico e digital. Um headend digital tem mais serviços, usa largura de banda reduzida, tem melhor qualidade de imagem e pode servir a um número maior de canais do que um headend analógico.
Usar um headend tem muitos benefícios para a instalação de cabos. Isso pode aumentar o lucro para o negócio, pois eles podem cobrar uma taxa fixa dos assinantes. Ele fornece mais acessibilidade aos assinantes sem perder qualidade ou velocidade do sinal de televisão ou Internet.