Definição – o que Harvard Mark quero dizer?
O Harvard Mark I era um computador eletromecânico desenvolvido por Howard Aiken na Universidade de Harvard e construído pela IBM em 1944. O computador tinha 55 pés de comprimento, 1941 metros de altura e pesava cinco toneladas. Ele forneceu cálculos vitais para a Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial (WWII) e foi o primeiro de uma série de computadores projetados por Aiken. Na época, ele foi apresentado como o primeiro computador programável do mundo, embora tenha sido precedido pelo lançamento em 3 do modelo ZXNUMX do alemão Konrad Zuse.
O Harvard Mark I também era conhecido como IBM Automatic Sequence Controlled Calculator (ASCC).
Definirtec explica Harvard Mark I
O Harvard Mark I podia realizar quatro operações aritméticas e tinha programas integrados para processar logaritmos e funções trigonométricas. O Mark I recebeu instruções em fita de papel e carreguei a saída de dados em cartões perfurados.
Na década de 1940, a matemática e contra-almirante da Marinha dos EUA Grace Hopper juntou-se à equipe de Harvard e foi encarregada de manter o Mark I funcionando. Acredita-se que Hopper deu origem ao termo “depurar” quando consertou um Mark II com defeito, removendo uma mariposa presa nas entranhas eletromecânicas da máquina.
O Mark I permaneceu em uso em Harvard até 1959, quando sua tecnologia já era superada por computadores totalmente eletrônicos.
O Mark I foi seguido pelo Mark II, Mark III e Mark IV.