Definição – O que significa Hardware (H / W)?
Hardware (H / W), no contexto da tecnologia, refere-se aos elementos físicos que compõem um computador ou sistema eletrônico e tudo o mais envolvido que seja fisicamente tangível. Isso inclui o monitor, disco rígido, memória e CPU. O hardware funciona em conjunto com o firmware e o software para fazer o computador funcionar.
Embora os mesmos componentes principais sejam compartilhados entre computadores desktop e laptops, suas características e design diferem por uma infinidade de razões (tamanho, capacidade de dissipação de calor, requisitos de energia, etc.). No entanto, o hardware é sempre necessário para executar o software crítico que faz os computadores funcionarem.
Definirtec explica Hardware (H / W)
Hardware é um termo amplo que se refere a todas as partes físicas que constituem um computador. Os dispositivos de hardware internos que compõem o computador e garantem seu funcionamento são chamados de componentes, enquanto os dispositivos de hardware externos que não são essenciais para as funções de um computador são chamados de periféricos.
O componente mais importante do hardware interno de um computador é certamente a placa-mãe, que alimenta e controla todo o sistema. A placa-mãe também é o andaime no qual todos os outros componentes e periféricos externos são conectados.
Além da placa-mãe, alguns dos componentes de hardware interno mais comuns incluem:
- Unidade central de processamento (CPU): Processa os dados do computador e transforma a entrada em saída.
- Memória de acesso aleatório (RAM): Uma fonte de memória volátil de alta velocidade usada para cálculos rápidos.
- Unidades de armazenamento (disco rígido, SSD): dispositivos de armazenamento não voláteis usados para armazenar dados de forma temporária ou permanente.
-
Fonte de alimentação e dissipador de calor: Usado para fornecer todos os outros componentes com energia (eletricidade) convertida da tomada.
-
Unidade de processamento gráfico (GPU): Processa imagens e vídeos e renderiza a entrada gráfica para projetá-la como uma saída para exibir dispositivos (monitor). Também conhecida como placa de vídeo.
-
Placa de som: Assim como a placa de vídeo, a placa de som converte a entrada de áudio em sons que podem ser ouvidos por meio de alto-falantes ou fones de ouvido.
Os periféricos também são um tipo de hardware. Os mais comuns incluem:
- mouse
- teclado
- Monitor de exibição
- Webcam
- Auscultadores
- Microfone
- USB flash drive
- Oradores
- Impressora
- Scanner
- Gamepad ou outros controladores
O hardware é apenas uma parte de um sistema de computador; há também firmware, que é embutido no hardware e o controla diretamente. Também existe o software, que é executado em cima do hardware e faz uso do firmware para fazer a interface com o hardware.
Embora o software seja tão necessário quanto o hardware para executar um computador, a velocidade geral do sistema depende muito do hardware instalado. É por isso que muitos usuários tendem a substituir alguns componentes ao longo do tempo para atualizar suas “plataformas” e aumentar seu desempenho.
Recentemente, a introdução de tecnologias de nuvem e máquinas virtuais (VMs) tornou possível a virtualização de hardware. Um hipervisor cria versões virtuais de hardware interno em um sistema operacional para compartilhar recursos e usá-los com eficiência. Dessa forma, os componentes físicos da computação são abstraídos por meio de um software que permite emprestar seus recursos a outros consumidores. A virtualização de hardware é usada em modelos de infraestrutura como serviço (IaaS) para alugar recursos de hardware pela Internet.