Háptico

Definição – o que significa Haptic?

Tátil se refere à tecnologia que usa o toque para controlar e interagir com computadores. Um usuário pode aplicar uma sensação de toque por meio de vibrações, movimento ou força. A tecnologia tátil é usada principalmente na criação de objetos virtuais, no controle de objetos virtuais ou no aprimoramento do controle remoto de máquinas e dispositivos. A palavra háptica é derivada do grego “haptikos”, que significa sensação de tato.

Dispositivos hápticos podem medir forças reativas e forças em massa aplicadas por um usuário.

Definirtec explica Haptic

O primeiro uso de um dispositivo háptico foi em grandes aeronaves modernas que dependiam de sistemas de servomecanismo para operar os sistemas de controle. A tecnologia háptica também pode ser usada para estudar o sentido humano do tato, permitindo a criação de objetos virtuais controlados, que podem ser usados ​​para investigar de forma consistente as capacidades hápticas humanas que, de outra forma, seriam difíceis de estudar.

A tecnologia háptica é aplicada nos seguintes campos:

  • Teleoperação: ferramentas robóticas controladas remotamente que permitem que operadores humanos controlem ambientes remotos ou distantes. Ferramentas robóticas de controle remoto, como as usadas para tarefas perigosas, são um exemplo padrão desse tipo de tecnologia.
  • Ambientes virtuais: Haptics estão se tornando muito populares como uma parte essencial dos sistemas de realidade virtual. Os exemplos incluem simuladores, sistemas de controle, dispositivos e modelos especializados que permitem a interação baseada em toque com computadores.
  • Robótica: os robôs manipulam o ambiente transmitindo informações a um computador central para processamento e análise.
  • Dispositivos celulares: a tecnologia tátil está ganhando popularidade no campo da tecnologia de consumo móvel, onde é usada para fornecer recursos como feedback de vibração em telas sensíveis ao toque de smartphones.
  • Aplicações futuras: Atualmente, os pesquisadores estão se concentrando em controlar e dominar a interação tátil com hologramas e objetos distantes. Se essa pesquisa for bem-sucedida, ela pode resultar em aplicações e avanços na área de jogos, filmes, manufatura, medicina e outras indústrias.