Definição – o que significa Ethical Hacker?
Um hacker ético é um indivíduo contratado para invadir um sistema para identificar e reparar vulnerabilidades potenciais, evitando efetivamente a exploração por hackers maliciosos. Eles são especialistas em segurança especializados em testes de penetração (pen-testing) de sistemas de computador e software com o objetivo de avaliar, fortalecer e melhorar a segurança.
Um hacker ético também é conhecido como hacker de chapéu branco, time vermelho, time tigre ou tênis.
Definirtec explica Ethical Hacker
Geralmente, um fornecedor de software ou hardware obtém maior lucratividade ao contratar hackers éticos, em vez de estar sujeito a outros tipos de vulnerabilidades e explorações.
Os hackers éticos avaliam os sistemas usando uma série de métodos, alguns dos quais incluem:
- Ataques de negação de serviço (DoS): geralmente são aplicados inundando um sistema com solicitações, tornando-o incapaz de lidar com solicitações adicionais, o que interrompe o serviço a outros usuários ou resulta em estouro e / ou desligamento do sistema.
- Táticas de engenharia social: semelhantes às fraudes simples, incluem qualquer ato que manipule um usuário para divulgar informações ou realizar ações específicas.
- Scanners de segurança: usados para descobrir vulnerabilidades, os scanners de segurança são ferramentas de exploração projetadas para descobrir vulnerabilidades em redes.