Definição – O que significa Black Hat Hacker?
Um hacker de chapéu preto é uma pessoa que tenta encontrar vulnerabilidades de segurança do computador e explorá-las para ganho financeiro pessoal ou outros motivos maliciosos. Isso difere dos hackers de chapéu branco, que são especialistas em segurança empregados para usar métodos de hacking para encontrar falhas de segurança que os hackers de chapéu preto podem explorar.
Os hackers de black hat podem infligir grandes danos aos usuários de computador individuais e grandes organizações, roubando informações financeiras pessoais, comprometendo a segurança dos principais sistemas ou desligando ou alterando a função de sites e redes.
Definirtec explica Black Hat Hacker
O termo “hacker de chapéu preto” é derivado de filmes de faroeste antigos, nos quais os mocinhos usavam chapéus brancos e os bandidos, pretos.
Os hackers de chapéu preto podem variar de adolescentes amadores que espalham vírus de computador a redes de criminosos que roubam números de cartão de crédito e outras informações financeiras. As atividades do hacker black hat incluem o plantio de programas de monitoramento de teclas pressionadas para roubar dados e o lançamento de ataques para desativar o acesso a sites. Hackers mal-intencionados às vezes empregam métodos que não são de computador para obter dados, por exemplo, ligar e assumir uma identidade para obter a senha de um usuário.
Os hackers de chapéu preto têm suas próprias convenções, das quais duas das mais proeminentes são DEFCON e BlackHat. As convenções de chapéu preto geralmente são atendidas por profissionais de segurança e acadêmicos que desejam aprender com hackers de chapéu preto. Policiais também participam dessas convenções, às vezes até mesmo fazendo uso delas para prender um hacker de chapéu preto, como ocorreu em 2001, quando um programador russo foi preso no dia seguinte ao DEFCON por escrever um software que descriptografava um formato de livro eletrônico da Adobe.