Definição – O que significa White Hat Hacker?
Um hacker de chapéu branco é um especialista em segurança de computador que invade sistemas e redes protegidos para testar e avaliar sua segurança. Hackers de chapéu branco usam suas habilidades para melhorar a segurança, expondo vulnerabilidades antes que hackers maliciosos (conhecidos como hackers de chapéu preto) possam detectá-los e explorá-los. Embora os métodos usados sejam semelhantes, senão idênticos, aos empregados por hackers mal-intencionados, os hackers de chapéu branco têm permissão para empregá-los contra a organização que os contratou.
Definirtec explica o White Hat Hacker
Os hackers de chapéu branco são geralmente vistos como hackers que usam suas habilidades para beneficiar a sociedade. Eles podem ser hackers de chapéu preto reformados ou podem simplesmente ser bem versados nos métodos e técnicas usados por hackers. Uma organização pode contratar esses consultores para fazer testes e implementar práticas recomendadas que os tornem menos vulneráveis a tentativas de hackers mal-intencionados no futuro.
Na maior parte, o termo é sinônimo de “hacker ético”. O termo vem de filmes de faroeste antigos, onde o clichê era o “mocinho” usar um chapéu de cowboy branco. Claro, os “bandidos” sempre pareciam usar um chapéu preto.