H.323

Definição – o que significa H.323?

H.323 é uma recomendação ITU Telecommunication Standardization Sector (ITU-T) que descreve protocolos para o fornecimento de sessões de comunicação audiovisual (A / V) em todas as redes de pacotes. H.323 fornece padrões para equipamentos, computadores e serviços para comunicação multimídia em redes baseadas em pacotes e especifica protocolos de transmissão para vídeo em tempo real, áudio e detalhes de dados.

H.323 é amplamente utilizado em videoconferência baseada em IP, Voice over Internet Protocol (VoIP) e telefonia pela Internet. Os usuários podem se comunicar pela Internet e usar uma variedade de produtos compatíveis com o padrão H.323.

Definirtec explica H.323

O padrão H.323 depende principalmente do protocolo de controle em tempo real (RTCP) e do protocolo em tempo real (RTP) da Internet Engineering Task Force (IETF), com a utilização de diversos outros protocolos para comunicação de dados, sinalização de chamadas e A / V comunicações.

Reconhecido formalmente em outubro de 1996, o padrão H.323 faz parte do H.32x, uma família ITU-T de recomendações que fornece serviços de comunicação multimídia em várias redes. Esses padrões especificam como os componentes compatíveis com H.323 estabelecem chamadas, compartilham vídeo e áudio compactados, participam de conferências com várias unidades e funcionam com terminais não H.323.

H.323 define quatro tipos de componentes que, quando interligados, fornecem serviços de comunicação multimídia ponto a ponto e ponto a ponto. Os componentes são os seguintes:

  • Terminais: Terminais de cliente de rede local (LAN) que fornecem comunicações multimídia bidirecionais em tempo real. O terminal H.323 pode ser um computador ou dispositivo que executa uma pilha H.323 e aplicativos de multimídia.
  • Entradas: Usado para conectar duas redes distintas, o gateway H.323 fornece conectividade entre redes H.323 e não H.323. Essa conectividade de rede distinta é estabelecida pela tradução de protocolos destinados à configuração e liberação de chamadas, transformando formatos de mídia entre várias redes e detalhes de comutação entre redes que são interconectadas pelo gateway.
  • Gatekeepers: Considerado o componente H.323 mais vital, o gatekeeper atua como o ponto principal para todas as chamadas dentro de sua zona, ao mesmo tempo que fornece terminais H.323 registrados com serviços de controle de chamadas. Em redes H.323, os gatekeepers são opcionais. No entanto, se eles estiverem disponíveis na rede, os terminais devem definitivamente usar seus serviços.
  • Unidades de controle multiponto (MCU): Oferece suporte para conferência com três ou mais terminais ou terminais H.323. Cada terminal que participa de uma conferência configura uma conexão MCU.