Definição – o que significa guerra de informação?
A guerra de informação é o uso tático e estratégico da informação para obter uma vantagem. Inclui vários tipos de operações e tem sido realizado de maneiras radicalmente diferentes em diferentes eras.
A guerra de informação também é conhecida como guerra cibernética, guerra eletrônica e ataque cibernético.
Definirtec explica a guerra de informação
Os especialistas tendem a associar a guerra de informação aos sistemas militares e de espionagem dos Estados Unidos, enquanto outros sistemas nacionais podem usar uma terminologia diferente.
Em termos de implementação prática, a guerra de informação foi praticada em épocas anteriores. Por exemplo, durante a era industrial, os aviões cobriam aldeias ou cidades com folhetos ou materiais como parte da implementação da política externa. À medida que a era industrial avançou para a era do rádio e da televisão, esse tipo de mídia foi usado na guerra de informação.
Hoje, quase todas as implementações relevantes envolvem mídia digital. Exemplos de guerra de informação moderna incluem estratégias ofensivas para invadir ou prejudicar a infraestrutura de TI de um inimigo, bem como esforços para defender os sistemas de TI contra ataques cibernéticos.
Os tipos de guerra de informação incluem:
- Uso de vírus ou malware para ataques cibernéticos
- Explorando brechas em uma rede
- Roubo de informações por meio de vários tipos de acesso não autorizado