Grokster

Definição – o que significa o Grokster?

Grokster era um software cliente de compartilhamento de arquivos ponto a ponto criado pela Grokster Ltd. Baseado no FastTrack, um protocolo de compartilhamento de arquivos popular, o Grokster foi considerado uma segunda geração de software de compartilhamento de arquivos ponto a ponto. Ele foi projetado de forma a permitir aos usuários transmitir arquivos sem passar por um servidor central. Quaisquer arquivos, incluindo arquivos com direitos autorais, podem ser transmitidos.

Em 2005, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu contra Grokster em uma ação movida pela MGM Studios, uma decisão que essencialmente tornou ilegal a marca de compartilhamento de arquivos da Grokster. Como resultado, o Grokster encerrou as operações.

Definirtec explica Grokster

Ao contrário de seu predecessor principal, o Napster, o Grokster nunca exerceu nenhum controle sobre os arquivos compartilhados e transmitidos por meio de seu serviço. O Napster foi considerado ilegal em 2000 porque ainda mantinha uma fração do controle sobre o que os usuários transmitiam por meio de seu servidor central. O Grokster e outros serviços de compartilhamento de arquivos de segunda geração estavam tentando contornar isso, permitindo que os usuários compartilhassem diretamente entre si.

Durante o curso da audiência, foi descoberto que a maioria dos arquivos transmitidos por meio do Grokster estava de fato violando as regras de proteção de direitos autorais. Embora a Grokster sustentasse que não era responsável por nenhum compartilhamento ou download restrito de arquivos e que nenhum arquivo passava pelos sistemas da organização, a empresa foi considerada responsável por induzir à violação de direitos autorais.

No entanto, os protecionistas de direitos autorais não venceram a batalha, pois o compartilhamento de arquivos P2P continua a crescer.