Grep

Grep é um utilitário de linha de comando que lhe permite pesquisar padrões de texto em ficheiros. É normalmente usado para procurar por linhas específicas de texto em arquivos de log ou arquivos de código. Como faço para pesquisar vários padrões de grep no Linux? Primeiro, vamos dar uma olhada no comando grep. O grep é um utilitário de linha de comando para pesquisar por padrões de texto em arquivos. Ele pode ser usado para encontrar texto em arquivos, ou para encontrar arquivos que contenham um determinado padrão de texto.

O comando grep leva dois argumentos:

O padrão a procurar
O ficheiro ou ficheiros a procurar em

Por exemplo, para procurar o texto “foo” no ficheiro “bar.txt”, você usaria o seguinte comando:

grep foo bar.txt

Para procurar por múltiplos padrões, você pode usar a opção -e:

grep -e pattern1 -e pattern2 ficheiro
Isto irá procurar tanto pelo pattern1 como pelo pattern2 no ficheiro.

Se você quiser procurar por um padrão que contenha espaços, você precisará incluir o padrão entre aspas:

ficheiro grep “padrão com espaços”

Finalmente, se quiser procurar por um padrão que comece com um traço, terá de usar a opção –:

grep — -padrão arquivo

Como você grep um arquivo?

Para fazer o grep de um arquivo, você precisará usar o comando grep. Este comando pega um padrão de busca e um arquivo como entrada, e sai qualquer linha do arquivo que corresponda ao padrão de busca. Por exemplo, se você quiser pesquisar pela palavra “cat” em um arquivo chamado “file.txt”, você usaria o seguinte comando:

grep cat file.txt

Isto daria saída a quaisquer linhas de “file.txt” que contenham a palavra “cat”. O que são padrões do grep? Um padrão do grep é uma expressão regular que descreve um padrão de texto. grep é uma ferramenta de linha de comando que procura por padrões de texto em ficheiros.

Como é que eu grep uma string?

Se você precisa encontrar uma string específica em um arquivo ou grupo de arquivos, o comando grep é a ferramenta que você precisa. Este comando procura por padrões de texto e retorna quaisquer linhas que os contenham.

Para usar o grep, simplesmente especifique a string que você quer procurar como argumento. Por exemplo, o seguinte comando irá procurar pela string “Olá” no ficheiro test.txt:

grep “Olá” test.txt

Se a string for encontrada, a linha ou linhas que a contêm será impressa para o console. Se a cadeia de caracteres não for encontrada, o grep irá retornar um erro.

Você também pode especificar vários arquivos para procurar separando-os com vírgulas:

grep “Olá” test.txt, test2.txt

Se você quiser procurar por todos os arquivos em um diretório, você pode usar a bandeira -r para dizer ao grep para procurar recursivamente através de subdiretórios:

grep -r “Olá” .

Isto irá procurar em todos os ficheiros do directório actual e nas suas subdirectorias pela string “Olá”.

Finalmente, você pode usar a bandeira -i para tornar o grep insensível a maiúsculas e minúsculas, assim ele encontrará a string mesmo que não esteja tudo em minúsculas:
grep -i “Olá” test.txt O que é o comando ACK? O comando ACK é usado para confirmar a recepção de uma mensagem. É tipicamente usado em resposta a uma mensagem de pedido, para confirmar que o pedido foi recebido e processado.