A graxa térmica é um tipo de composto que é usado para preencher as lacunas entre um dissipador de calor e uma CPU. O principal objetivo do uso de graxa térmica é melhorar o fluxo de calor entre as duas superfícies, e evitar a formação de bolsas de ar.
A graxa térmica normalmente consiste de um óleo de silicone, e um enchimento como o óxido de alumínio, óxido de zinco ou nitreto de boro. O enchimento é adicionado para aumentar a condutividade térmica do composto. A consistência da graxa térmica pode variar desde ser muito espessa e pastosa, até ser muito fina e líquida.
Ao escolher uma graxa térmica, é importante considerar a condutividade térmica, bem como a viscosidade. A condutividade térmica determinará a fluidez do calor entre as superfícies, e a viscosidade determinará a facilidade de aplicação do composto. A graxa térmica é necessária? A graxa térmica é um tipo de material de interface térmica (TIM) que é frequentemente usado para preencher os espaços entre um dissipador de calor e uma CPU ou GPU. A graxa térmica melhora o contato entre as duas superfícies e ajuda a dissipar o calor de forma mais eficaz.
Embora a graxa térmica não seja estritamente necessária, ela pode ser muito benéfica para melhorar o desempenho de resfriamento de uma CPU ou GPU. Se você estiver fazendo overclocking na sua CPU ou GPU, ou se estiver simplesmente procurando a melhor performance de resfriamento possível, então vale a pena considerar a graxa térmica.
O que acontece se eu não usar pasta térmica?
Se você não usar cola térmica, seu computador irá superaquecer e eventualmente desligar-se. A pasta térmica é um condutor de calor que ajuda a dissipar o calor da CPU e de outros componentes geradores de calor. Sem ela, o calor irá acumular-se e eventualmente causar a falha dos componentes. A pasta térmica pode danificar a GPU? A pasta térmica pode danificar sua GPU se ela não for aplicada corretamente. Se houver muita pasta térmica, ela pode causar um curto-circuito. Se não houver pasta térmica suficiente, a sua GPU irá superaquecer. A GPU pode funcionar sem a pasta térmica? Sim, uma GPU pode rodar sem cola térmica. No entanto, ela não será capaz de dissipar calor tão eficientemente, o que pode levar ao superaquecimento e danos potenciais à GPU. Portanto, não é recomendado rodar uma GPU sem cola térmica. Qual a espessura da pasta térmica que você deve aplicar? A pasta térmica deve ser aplicada em uma camada muito fina, aproximadamente a espessura de um cabelo humano. Se você aplicar em demasia, ela realmente isolará o dissipador de calor da CPU, e se você aplicar muito pouco, haverá muito ar entre as duas superfícies, o que também reduzirá a eficiência de resfriamento.