Definição – o que significa Glassfet?
Glassfet é uma gíria ou termo de tecnologia retro que se refere a um tipo de tubo de vácuo que era comumente usado em computadores até ser substituído por transistores na década de 1960 e circuitos integrados na década de 1970. É baseado no MOSFET, a sigla para metal-óxido-semicondutor de transistor de efeito de campo. No entanto, ao contrário do MOSFET, Glassfet é um termo coloquial, ao invés de técnico.
Definirtec explica Glassfet
Além de sua emergência a partir do tubo MOSFET, especialistas no campo da tecnologia emergente de tubo a vácuo também se referem a um transistor de efeito de campo de arseneto de gálio (GaAs FET) como algo que levou ao surgimento do termo glassfet. Analisando a situação em detalhes, os especialistas observaram que os glassfets como um tipo de MOSFET são muito diferentes do GaAs FET, em termos de tamanho, voltagem e outras propriedades.
Glassfet é parte de uma tecnologia amplamente seguida por amadores. O surgimento de telas planas e da tecnologia de diodo emissor de luz (LED) tornou o uso de alguns tipos de tubos de vácuo obsoletos. No entanto, outros apontam certas propriedades do tubo de vácuo, como a capacidade de transportar um impulso mais rápido do que os transistores de estado sólido, e referem-se a novos programas para criar tubos de vácuo em nanoescala. Isso sugere que essas variedades menores e mais ágeis continuarão a impulsionar tecnologias futuras. Por sua vez, o termo glassfet sobrevive como gíria da computação, junto com muitos outros termos da mesma época.