Definição – O que significa Scalable Vector Graphics (SVG)?
Os gráficos vetoriais escaláveis (SVG) são uma linguagem gráfica baseada em texto que ilustra imagens com texto, formas vetoriais e gráficos raster incorporados. Os arquivos SVG são leves e apresentam gráficos de primeira linha na impressão, na Web e em dispositivos portáteis com recursos limitados. Além disso, o SVG oferece suporte a animação e script. Como resultado, é ideal para gráficos baseados em dados, interativos e personalizados. O SVG é uma especificação de padrão aberto que o World Wide Web Consortium (W3C) vem desenvolvendo desde 1999.
A Definirtec explica o Scalable Vector Graphics (SVG)
SVG é comumente usado para descrever gráficos baseados em vetor, principalmente para a Internet. Imagens vetoriais são desenvolvidas usando comandos baseados em texto formatados para obedecer às especificações XML. Ao contrário das imagens GIF e JPEG, que são bitmap e não escalonáveis, o tamanho das imagens SVG pode ser ajustado ao tamanho da janela de exibição da imagem. SVG é recomendado pelo W3C.
Como os arquivos SVG são XML, as imagens SVG podem ser desenvolvidas e editadas com qualquer tipo de editor de texto. Flash é o principal concorrente do SVG. A maior vantagem do SVG sobre o Flash é a conformidade com vários outros padrões, como XSL e DOM.
Algumas das vantagens das imagens SVG incluem:
- Compacto em comparação com gráficos de bitmap, como arquivos JPEG e GIF
- Pode ser pesquisado, programado, indexado e compactado
- Pode ser vinculado a várias partes de um gráfico
- Escalável
- Independente da resolução, a imagem pode ser aumentada ou diminuída para corresponder à exibição de todos os tamanhos em todos os tipos de dispositivos da Web
- Cada atributo e cada elemento em arquivos SVG podem ser animados
- A qualidade da imagem permanece intacta, mesmo se as imagens forem redimensionadas ou ampliadas
A maioria dos navegadores da Web modernos oferece suporte a SVG e pode renderizar diretamente a marcação, que inclui Internet Explorer 9, Mozilla Firefox, Google Chrome, Safari e Opera.