Definição – O que significa Raster Graphics?
Gráficos raster, também chamados de gráficos de bitmap, são imagens digitais compostas por minúsculos pixels retangulares, ou elementos de imagem, que são organizados em uma grade ou raster de coordenadas xey (inclui coordenada az no caso de 3D) de tal forma que ele forma uma imagem. Ele também é conhecido como bitmap, pois contém informações que são mapeadas diretamente para a grade da tela.
O tamanho do arquivo de uma imagem raster também depende do tamanho da imagem, que é determinado pelo número de pixels sendo usados na imagem. Isso significa que uma imagem com resolução de 1280×720 conterá 921,600 pixels, enquanto uma imagem full HD 1920×1080 terá 2,073,600 pixels, o que obviamente dará a ela um tamanho de arquivo maior quando comparada à anterior.
Definirtec explica Raster Graphics
A palavra varredura foi emprestada do termo ‘varredura de varredura’, que era como os antigos monitores CRT exibiam imagens, direcionando magneticamente um feixe de elétrons concentrado linha por linha para formar uma imagem.
A principal desvantagem dos gráficos rasterizados é que eles dependem da resolução. Ele pode ser reduzido sem alterações na qualidade, mas quando a resolução é aumentada, a perda de qualidade é inevitável. A imagem parecerá em blocos e pixelizada. Os gráficos vetoriais, por outro lado, são capazes de escalar para qualquer resolução porque usam geometria e equações matemáticas para definir imagens, em vez de mapear pixels diretamente em uma grade. Os gráficos vetoriais são mais adequados para composição e design gráfico.
Como os gráficos rasterizados armazenam muitas informações, eles exigem arquivos grandes e podem ser um pouco incômodos para trabalhar. Felizmente, já existem técnicas e algoritmos de compressão de imagem criados para resolver esse problema. BMP, TIFF, GIF e JPEG são alguns dos formatos de arquivo de imagem raster disponíveis.