Definição – O que significa o Gráfico de Fluxo de Controle (CFG)?
Em ciência da computação, um gráfico de fluxo de controle (CFG) é a representação gráfica do fluxo de controle ou computação durante a execução de programas ou aplicativos. Os gráficos de fluxo de controle são usados principalmente em análises estáticas, bem como em aplicativos de compiladores, pois podem representar com precisão o fluxo dentro de uma unidade de programa.
O gráfico de fluxo de controle deve muito de seu desenvolvimento a Frances E. Allen.
Definirtec explica o gráfico de fluxo de controle (CFG)
Um gráfico de fluxo de controle é orientado ao processo e pode mostrar todos os caminhos que podem ser percorridos durante a execução de um programa. Um gráfico de fluxo de controle também pode ser considerado como um gráfico direcionado em que as bordas retratam caminhos de fluxo de controle e os nós representam blocos básicos, que são segmentos de linha reta sem quaisquer saltos ou ramificações.
Em um gráfico de fluxo de controle, existem dois blocos especialmente designados: blocos de entrada e saída. O bloco de entrada permite que o controle entre no gráfico de fluxo de controle, enquanto o fluxo de controle sai pelo bloco de saída. Em outras palavras, o gráfico de fluxo de controle é composto por todos os blocos de construção envolvidos em um diagrama de fluxo, como o nó inicial, o nó final e os fluxos / arcos entre os nós. Um gráfico de fluxo de controle pode representar como diferentes unidades de programa ou aplicativos processam informações entre diferentes fins no contexto do sistema.
Existem muitas vantagens associadas a um gráfico de fluxo de controle. Ele pode resumir facilmente as informações por cada bloco básico. Ele pode localizar facilmente códigos inacessíveis de um programa, e estruturas sintáticas, como loops, são fáceis de encontrar em um gráfico de fluxo de controle.