Definição – O que significa Governança de Arquitetura Orientada a Serviços?
A arquitetura orientada a serviços ou governança SOA envolve o gerenciamento de ativos de TI específicos classificados como parte de uma arquitetura orientada a serviços. Geralmente, esta é a coleção de sistemas de software individuais em uma arquitetura unificada que atende às necessidades de uma empresa.
Definirtec explica a governança da arquitetura orientada a serviços
Em sua essência, a arquitetura orientada a serviços é a ideia de que vários componentes ou serviços podem trabalhar juntos para atingir os objetivos abrangentes de uma empresa ou negócio. Alguns especialistas comparam uma arquitetura orientada a serviços para uma rede com a função de um sistema operacional em um único computador. As arquiteturas orientadas a serviços funcionam com base no princípio de que vários serviços atuam em direção a um conjunto de objetivos maiores que dão suporte aos processos de negócios.
A governança da arquitetura orientada a serviços pode assumir várias formas. Os gerentes que buscam esse objetivo podem olhar para a arquitetura orientada a serviços pelo valor que ela fornece às partes interessadas, bem como por conformidade, gerenciamento de mudanças e suporte eficaz aos processos de negócios. Aqueles que fazem a governança da arquitetura orientada a serviços também podem observar o retorno sobre o investimento ou ROI para um determinado conjunto de serviços ou em todo o ciclo de vida dos serviços, ou em benchmarks envolvendo a agilidade dos sistemas, a velocidade dos produtos ou serviços para o mercado, ou outros metas. Em termos práticos, a governança da arquitetura orientada a serviços pode começar com um registro SOA identificando os componentes da SOA e buscará definir um plano que mantenha um sistema SOA ou crie um adicionando camadas ou outra funcionalidade de suporte aos aplicativos legados.