Definição – o que Gray Goo significa?
Grey goo é o termo usado pelos cientistas para se referir a uma condição hipotética do planeta Terra, onde nanorrobôs auto-replicantes assumiram o controle total do planeta, usando a energia de todas as formas de vida nele. O termo foi cunhado pela primeira vez por K. Eric Drexler em seu livro sobre nanotecnologia. Grey goo representa uma catástrofe apocalíptica que envolve a autorreplicação descontrolada da nanotecnologia, destruindo todas as outras formas de vida. Embora a possibilidade da gosma cinza se tornar uma realidade seja extremamente baixa, alguns cientistas levantaram preocupações sobre as necessidades de energia de uma possível nanoinvenção que poderia se replicar em nível molecular.
Definirtec explica Gray Goo
Grey goo é um termo usado para descrever um mundo sem vida completamente ocupado por nanomateriais autorreplicantes que consumiram a energia de todas as formas de vida devido à replicação descontrolada.
O termo foi usado pela primeira vez no livro “Engines of Creation” de K. Eric Drexler e foi popularizado por vários romances de ficção científica, como “Prey”, de Michael Crichton.
Embora seja visto principalmente como um produto de ficção científica, grey goo atraiu a atenção de alguns pesquisadores como Robert Freitas, que até fez certas recomendações de políticas públicas para evitar que tal catástrofe global acontecesse.
O fenômeno grey goo surge da lógica por trás de um nanomaterial autorreplicante. Se um nanomaterial se replicasse em nível molecular, ele precisaria de alguma energia. A fonte dessa energia pode ser a mesma que as utilizadas pelas formas de vida no planeta ou a energia pode até mesmo ser derivada das próprias formas de vida, o que de qualquer forma leva à destruição das formas de vida quando as nanopartículas começam a se replicar rapidamente em de uma maneira imparável. Mesmo que a transformação de gosma cinza possa acontecer em um ritmo lento, os humanos e outras formas de vida ainda não seriam capazes de agir rápido o suficiente para conter seu poder destrutivo e, portanto, finalmente sucumbiriam a ele.
Uma sugestão comum apresentada para impedir que o fenômeno grey goo aconteça é colocar restrições na autorreplicação de um nanomaterial.