Definição – o que Gordon Moore quer dizer?
Gordon Moore é o cofundador, ex-CEO e ex-presidente da Intel Corporation. Moore estava envolvido na produção em massa de semicondutores e na criação de chips de memória e microprocessadores. Ele talvez seja mais famoso pela lei de Moore, que prevê que o número de transistores em um chip dobrará a cada dois anos. Até agora, sua previsão provou ser bastante precisa.
Definirtec explica Gordon Moore
Como Robert Noyce, o outro cofundador da Intel, Moore estava no centro de alguns dos avanços mais importantes no poder da computação. A dupla trabalhou com William Shockley, co-inventor do transistor, antes de ir para Fairchild e aperfeiçoar o microchip. Os dois deixaram Fairchild juntos para fundar a Intel com a ajuda de capitalistas de risco. Enquanto estavam na Intel, Moore e Noyce supervisionaram a criação da memória baseada em chip em oposição à memória de núcleo magnético da época. À medida que os chips ficaram mais baratos, o mesmo aconteceu com a memória, dando à Intel uma grande vantagem. No final dos anos 60, a Intel contratou Marcian Hoff. Hoff liderou a equipe que criou o microprocessador em 1971, no mesmo ano em que a Intel abriu o capital e tornou Moore e Noyce homens incrivelmente ricos.
Como muitos ex-pioneiros da tecnologia, Moore mais ou menos se aposentou do setor de tecnologia para se concentrar em causas filantrópicas.