Google+ é um serviço de rede social do Google. Tem sido descrito como um “assassino do Facebook” por alguns comentadores de tecnologia. Google+ permite aos usuários criar um perfil, adicionar outros usuários a “círculos” e compartilhar atualizações e outros conteúdos com esses círculos. O serviço também fornece um mecanismo para os usuários compartilharem fotos, vídeos e outros conteúdos com o público em geral. O Google+ está disponível para o público em geral desde junho de 2011. Como o Google Plus funcionou? O Google Plus (estilizado como Google+) era uma rede social baseada na Internet, de propriedade e operada pelo Google. A rede foi lançada em 28 de Junho de 2011, numa tentativa de desafiar outras redes sociais, como o Facebook, e ligar diferentes produtos Google em conjunto numa experiência ininterrupta. Foi a quarta incursão do Google no mercado de redes sociais, após o Google Buzz (lançado em 2010, aposentado em 2011), Google Friend Connect (lançado em 2008, aposentado em 2012), e Orkut (lançado em 2004, a partir de 2013 operado inteiramente pela subsidiária Google Brasil).
O serviço, a quarta plataforma de redes sociais do Google, registou um forte crescimento nos seus anos iniciais, embora as estatísticas de utilização tenham variado, dependendo da forma como o serviço foi definido. Três executivos do Google supervisionaram o serviço, que sofreu alterações substanciais durante os seus dois primeiros anos de existência.
O Google+ trabalhou gradualmente para integrar mais profundamente os seus serviços com as experiências de navegação na web dos seus utilizadores, ao mesmo tempo que expandia o número de plataformas em que estava disponível. Em março de 2019, a Google anunciou que encerraria o Google+ para os consumidores, citando a baixa utilização e os desafios para manter um produto de sucesso que atenda às expectativas dos consumidores. O encerramento começou em 2 de abril de 2019, com a descontinuação da versão final do Google+ para o consumidor em 2 de abril de 2020. O Google+ continuará a ser uma plataforma de rede interna para os funcionários do Google.
Como é que o Google Plus funcionava?
O Google Plus foi lançado pela primeira vez como um serviço apenas por convite em Junho de 2011, com um lançamento público em Setembro do mesmo ano.
Porque é que o Google descontinuou o Google Plus? Existem algumas razões pelas quais o Google Plus foi descontinuado. A primeira razão é que a plataforma nunca ganhou realmente tração com os usuários. Embora tivesse um seguimento fiel, nunca atingiu a massa crítica necessária para se sustentar.
A segunda razão é que o Google Plus estava a competir com outros produtos Google, nomeadamente o Google Hangouts e o Google Photos. Como resultado, não fazia sentido manter o Google Plus por perto quando existiam outros produtos mais adequados a essas necessidades.
Finalmente, o Google Plus foi também vítima do escândalo do Cambridge Analytica. Isto foi uma violação de dados em que informações pessoais de milhões de usuários foram coletadas sem o seu consentimento. Isto levou a muita má publicidade para o Google, e acabou por contribuir para a decisão de descontinuar o Google Plus. A conta Google Plus é gratuita? Sim, a criação de uma conta Google Plus é gratuita. No entanto, existem algumas funcionalidades que podem exigir uma subscrição paga, como a utilização de um URL personalizado ou o acesso a determinadas funcionalidades empresariais. Como faço o download do Google+? A aplicação Google+ está disponível tanto para dispositivos Android como iOS. Para fazer download do aplicativo, vá para a Loja do Google Play ou para a Loja do aplicativo e procure por “Google+”. Depois de encontrar o aplicativo, toque em “Instalar” para fazer o download e instalá-lo no seu dispositivo. Como se chama o Google+ agora? O Google+ ainda é chamado de Google+. No entanto, sofreu algumas mudanças nos últimos anos. A mudança mais notável é que agora está muito mais focado nos utilizadores empresariais e empresariais, e menos nos utilizadores em geral.