Definição – o que significa Google Blip?
Google blip é um termo usado para descrever as falhas de resultado que o mecanismo de busca do Google às vezes apresenta. Esse termo foi cunhado pela primeira vez em 2002 por Danny Sullivan, o editor do SearchEngineWatch, em seu boletim informativo sobre a época em que os resultados da pesquisa colocaram a página inicial da Microsoft como o principal resultado para as palavras-chave “vá para o inferno”. Esse tipo de falha ou falha não tem nada a ver com o site da Microsoft ou a frase de pesquisa mencionada estar presente no site, mas é o resultado da frase estar presente no mesmo contexto que o link para o site da Microsoft.
Definirtec explica o Google Blip
O que aconteceu com o resultado “vá para o inferno” em 2002 é um exemplo clássico de link building em funcionamento. Como a Microsoft tem muitos inimigos que são contra a comercialização de software, a frase “vá para o inferno” aparece muito junto com um link para a página inicial da Microsoft. Isso ainda acontece de vez em quando porque existem milhares de sites e domínios antigos que ainda estão ativos, mas não são mais atualizados porque os proprietários se esqueceram deles ou simplesmente mudaram de lugar.
Os blips do Google são causados principalmente pela otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) e pelo link building, que é um recurso importante no próprio mecanismo de pesquisa. O resultado não é simplesmente determinado por quais sites contêm a palavra ou frases, mas também por quantos outros sites têm links para um site. É por isso que o back linking é muito importante no SEO.