GNU GRUB é um bootloader utilizado por muitas distribuições Linux. Ele é baseado na biblioteca C GNU e fornece uma interface de usuário para selecionar o sistema operacional ou kernel a ser inicializado. O GRUB também pode ser usado para inicializar sistemas operacionais não-Linux, como o Windows. Onde o GRUB está localizado no Linux? O GRUB é o bootloader para Linux, e é normalmente instalado no MBR (master boot record) ou EFI (Extensible Firmware Interface) do disco rígido de um computador. Ele também pode ser instalado em uma unidade USB ou outra mídia removível. O que é o GRUB no Linux? O GRUB é o GNU GRand Unified Bootloader. É um bootloader para sistemas Linux que permite ao usuário escolher em qual sistema operacional ou kernel inicializar. Ele também é usado para iniciar no modo de recuperação ou recuperação no caso de uma falha do sistema.
Como posso contornar o arranque do Windows e do GRUB?
Existem algumas maneiras de contornar o processo de inicialização do Windows e inicializar diretamente no Linux:
1. Use um CD ou drive USB de Linux inicializável
2. Use o utilitário “bcdedit” no Windows para modificar a ordem de arranque
3. Use o utilitário “bootrec” no Windows para reparar o processo de arranque
4. Use o utilitário “EasyBCD” para modificar o processo de arranque
5. Use o utilitário “grub-install” para instalar o GRUB directamente na partição de arranque do Windows
6. Use o utilitário “bootsect” no Windows para modificar o processo de arranque
7. Use o utilitário “syslinux” para instalar o SYSLINUX directamente na partição de arranque do Windows O que é o GRUB no processo de arranque? O GRUB bootloader é responsável por carregar o kernel Linux e inicializar o sistema operacional. O gestor de arranque é tipicamente armazenado no Master Boot Record (MBR) ou na partição de arranque do disco rígido. Quando o computador é ligado, o bootloader é executado e carrega o kernel para a memória. O kernel então inicializa o sistema operacional e inicia o processo de userland.
O GRUB é necessário com o UEFI?
Sim, o GRUB ainda é necessário com o UEFI. O processo de inicialização UEFI ainda é essencialmente o mesmo que o processo de inicialização da BIOS, e o GRUB ainda é o bootloader de escolha para a maioria das distribuições Linux. No entanto, há algumas alterações que precisam ser feitas para que o GRUB funcione com a UEFI.
Primeiro, você precisa ter certeza de que sua instalação do Linux está em modo UEFI. Isto pode ser feito inicializando a mídia de instalação no modo UEFI e seguindo as instruções. Quando a instalação estiver completa, você precisará instalar o GRUB na partição UEFI. Isto pode ser feito executando o comando grub-install.
Uma vez que o GRUB esteja instalado, você precisará editar o arquivo grub.cfg para adicionar entradas para seu kernel Linux e initrd. As entradas devem parecer algo parecido com isto:
title Linux kernel /boot/vmlinuz-3.13.0-24-generic root=UUUID=e02c1a6c-f315-4bdd-9b05-2fbb1540ec2e initrd /boot/initrd.img-3.13.0-24-generic
Você também precisará adicionar uma entrada para a sua distribuição Linux. As entradas devem ser algo parecidas com isto:
título Ubuntu 14.04 root (hd0,gpt2) kernel /boot/vmlinuz-3.13.0