Definição – O que significa Global-Regular-Expression-Print (GREP)?
Expressão regular global e impressão (GREP) é um utilitário de pesquisa de texto de linha de comando usado no Unix. O comando “grep” pesquisa arquivos ou entrada padrão para linhas que correspondem a uma dada expressão regular. Em seguida, ele imprime as linhas correspondentes na saída padrão do programa.
Definirtec explica Global-Regular-Expression-Print (GREP)
O comando grep permite que um usuário pesquise um ou mais arquivos por linhas que contenham um padrão.
Um exemplo geral do formato do comando grep é “grep sat check.txt”. Este comando imprime todas as linhas contendo a string de texto “sat”, independente dos limites da palavra, do arquivo check.txt. Por exemplo, se houver linhas que contenham strings de texto como “fisat”, “sat”, “saturn”, etc., todas serão impressas no terminal de saída.
Há uma variedade de opções usadas junto com grep para exibir a saída com base no requisito. Algumas dessas opções são:
- “-i” – Ignora a diferenciação de maiúsculas e minúsculas
- “-b” – Exibe o número do bloco no início de cada linha
- “-l” – Exibe os nomes dos arquivos, mas não as linhas correspondentes
- “-n” – Exibe linhas correspondentes e números de linha
- “-v” – Exibe linhas que não correspondem
Variações de grep estão disponíveis para muitos sistemas operacionais. As primeiras variações do grep incluíam os comandos “egrep” e “fgrep”. Egrep procura um arquivo por um padrão usando a sintaxe de expressão regular, fgrep procura por uma cadeia de caracteres fixa. Essas variantes de grep estão incluídas na maioria das implementações de grep modernas como opções de linha de comando. Outros comandos contêm a palavra “grep” para indicar que são utilitários de pesquisa. O utilitário “pgrep”, por exemplo, exibe uma lista de nomes de processos que correspondem a uma expressão regular especificada.