Definição – O que significa Gigaflop?
Um gigaflop é igual a um bilhão de operações de ponto flutuante por segundo. Operações de ponto flutuante são os cálculos de números de ponto flutuante. Termos como “gigaflop” são normalmente usados para entender a velocidade do processador e como os computadores podem lidar com operações intensivas de dados que seriam comuns em alguns tipos de processos científicos ou quantitativos.
Definirtec explica Gigaflop
Os sistemas de computador usam números de ponto flutuante para representar números extremamente grandes que, de outra forma, exigiriam muitos dígitos para serem registrados. Os profissionais de TI usam o termo “flops” para indicar a rapidez com que os computadores podem calcular esses números. O uso de termos como “gigaflop” corresponde a outros termos como “gigabyte”, que representa um bilhão de bytes individuais de armazenamento de dados.
É importante notar que em termos de velocidade e potência de processamento, até mesmo o dispositivo médio, como um laptop ou computador de mesa, já avançou além da capacidade de um único gigaflop. Com os microprocessadores dos anos anteriores anunciando uma capacidade de gigaflops, os processadores comuns de hoje podem lidar com dezenas de gigaflops. Alguns dos sistemas mais avançados que lidam com dados para grandes instituições já estão calculando o desempenho em um ritmo muito mais rápido, por exemplo, onde os profissionais podem usar os termos “teraflops” e “petaflops”. Um teraflop é igual a 1000 gigaflops e um petaflop é igual a 1,000,000 gigaflops.