Definição – O que significa Gestão do Conhecimento (KM)?
A gestão do conhecimento (GC) é uma disciplina com processos que envolvem a coleta abrangente de informações ou conhecimentos, sua organização, desenvolvimento e análise, e seu compartilhamento com o objetivo de sua utilização efetiva.
É uma abordagem multidisciplinar que visa atingir os objetivos organizacionais por meio do uso eficaz do conhecimento em termos de processos, conceitos e outras informações relevantes relacionadas ao campo ou indústria em que a organização está se especializando.
Definirtec explica Gestão do Conhecimento (KM)
KM é o manuseio eficiente de conhecimento ou informação e recursos relacionados dentro de uma organização.
É considerada uma disciplina científica porque lida com informações em suas diversas formas. As abordagens de KM variam dependendo do autor e da organização. Mas à medida que a disciplina amadurece, as pessoas estão chegando a um melhor entendimento e algumas perspectivas das teorias e práticas da GC surgiram:
- Organizacional – enfoca a organização e como a KM pode ser projetada para facilitar os processos de conhecimento para atingir as metas organizacionais.
- Tecnocêntrico – esta perspectiva se concentra principalmente na tecnologia preocupada com a coleta, armazenamento e compartilhamento de conhecimento.
- Ecológico – concentra-se na interação de pessoas, conhecimento, identidade e outros fatores que o tornam em um sistema adaptativo complexo.
Os principais componentes da KM incluem pessoas, processos, tecnologia, cultura organizacional, estrutura e tecnologia. Existem agora diferentes escolas de pensamento que incluem “lentes” através das quais a KM pode ser vista e explicada e até projetada em torno de:
- Análise de redes sociais
- Comunidade de prática
- Capital intelectual
- Ciência complexa
- Teoria da informação
- Construtivismo