Definição – O que significa Business Continuity Management (BCM)?
Gerenciamento de continuidade de negócios (BCM) refere-se ao gerenciamento de recursos conceituais essenciais que tratam de ameaças futuras a um negócio e ajudam os líderes de negócios a lidar com os impactos dessas ameaças. Este termo segue a mesma linha de outros, como o planejamento de continuidade de negócios (BCP), em que os líderes de negócios tentam identificar e lidar com crises potenciais antes que elas ocorram.
Definirtec explica Gerenciamento de Continuidade de Negócios (BCM)
Muitas organizações e grupos comerciais participaram da construção de padrões de gerenciamento de continuidade de negócios. Alguns oferecem certificações para esse tipo de função profissional. Outros realizam convenções ou outros fóruns em que as empresas se reúnem para discutir maneiras de realizar esse tipo de planejamento em face de uma série de possíveis situações de crise. Em muitos casos, esse tipo de planejamento é informado por eventos passados reais. Um bom exemplo são as inundações asiáticas que ameaçaram as cadeias de abastecimento de muitas grandes empresas com alcance global.
Basicamente, o BCM trabalha com o princípio de que bons sistemas de resposta podem ajudar as empresas a evitar alguns danos de eventos teóricos. Isso inclui foco em cadeias de suprimentos flexíveis e implantação de boas práticas de TI, como proteção de dados. Grupos como o British Standards Institute (BSI) e a International Organization for Standardization (ISO) desenvolveram padrões de BCM para ajudar as empresas a planejarem contra crises futuras.