Definição – o que significa gerenciamento de ativos de TI?
O gerenciamento de ativos de TI é uma combinação de processos e práticas de negócios que abrangem processos financeiros, contratuais e de estoque para apoiar o gerenciamento do ciclo de vida e possibilitar a tomada de decisões estratégicas para a organização.
Os ativos gerenciados são principalmente de natureza de TI, como software e hardware de computador, mas também podem incluir suporte e ativos básicos, como móveis usados no ambiente de negócios.
Definirtec explica gerenciamento de ativos de TI
A gestão de ativos de TI mantém e desenvolve padrões, políticas, processos, medições e sistemas que permitem à organização gerenciar adequadamente seus ativos de TI com relação a risco, controle, governança, custos e conformidade de negócios e os objetivos de desempenho que foram definidos pela organização.
O gerenciamento de ativos de TI é parte integrante da estratégia de TI de uma organização, pois envolve a coleta intensiva de dados de informações detalhadas de inventário de software e hardware. Esses dados são então usados para a tomada de decisão informada sobre a futura redistribuição e aquisição de software e hardware. O gerenciamento de ativos de TI permite que as organizações gerenciem seus recursos de TI de maneira mais eficaz, economizando tempo e dinheiro por ter a capacidade de distinguir compras desnecessárias e o conhecimento para aproveitar os recursos existentes. Isso também ajuda a minimizar os riscos relacionados aos custos de projetos de portfólio de infraestrutura de TI com base em informações antigas e incompletas ou imprecisas.