Definição – O que significa Presentation Manager (PM)?
O Presentation Manager (PM) é a interface gráfica do usuário (GUI) que foi desenvolvida em conjunto pela Microsoft e IBM e introduzida no sistema operacional OS / 2 lançado em 1988. PM foi co-desenvolvido pela Microsoft e IBM e era uma espécie de híbrido entre Windows da Microsoft e sistema gráfico de mainframe (GDDM) da própria IBM. Foi até denominado Windows Presentation Manager devido às suas muitas semelhanças no funcionamento com os elementos gráficos do Windows e pelo facto de terem sido desenvolvidos em paralelo.
Definirtec explica o Presentation Manager (PM)
O Presentation Manager, a GUI do OS / 2, era baseado em mensagens como o Windows, o que permitia aplicativos fracamente acoplados, junto com outras semelhanças gráficas. Eles até usaram muitas mensagens idênticas. O PM foi, na verdade, projetado para ser semelhante ao Windows 2.0 e a estrutura do aplicativo era quase idêntica à do Windows, embora a compatibilidade com o Windows não fosse um objetivo do PM. No entanto, a Microsoft usou muitas das lições aprendidas no desenvolvimento do Windows para o desenvolvimento de PM.
O PM também tinha diferenças significativas com o Windows, e uma delas era o sistema de coordenadas ter pontos de partida opostos. A coordenada 0,0 no Windows estava localizada no canto superior esquerdo da tela, mas o 0,0 de PM estava localizado no canto esquerdo inferior. Outra diferença era que o PM tinha uma camada de abstração para chamar todas as operações de desenho, chamada Espaço de Apresentação (PS), enquanto o Windows direcionava todas as chamadas de desenho para o Device Context (DC).
Eventualmente, a Microsoft e a IBM se separaram e a IBM adquiriu e continuou a desenvolver o Presentation Manager. A Microsoft então pegou o que havia feito para ser o Presentation Manager 3.0 e o renomeou para Windows NT. O OS / 2 mais tarde se tornou a base para a interface orientada a objetos chamada Workplace Shell.